segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Internacional de Linha Base é Tricampeão do Dom Érico Ferrari.


Polêmica, raça e muita rivalidade, foi o que marcou o terceiro e último domingo de competição do torneio Dom Érico Ferrari. Após 3 domingos de disputa, 39 jogos, a equipe do Internacional de Linha Base levantou o troféu de campeão da 38º edição do mais tradicional torneiro de futebol amador da quarta colônia, sagrando-se assim tricampeão da competição.
O Internacional que havia se classificado ainda no primeiro domingo de disputas, juntou-se ao Guarani, Novapalmense, Botafogo (Santo Inácio), Comercial (Comércio), Cruzeiro (Vila Cruz). Equipes essas que foram divididas e 2 chaves de 3. Após jogos muito disputados classificaram para as semi-finais as equipes do Guarani, 2º da chave B,  que enfrentou o Botafogo 1º da chave A. Após empate no tempo normal em 0 a 0, as equipes protagonizaram um fato inédito no torneio, batendo 42 pênaltis, até que o Botafogo conquistou a vaga para final vencendo pelo placar de 18 a 17.
Na outra semi-final duelaram as equipes do Novapalmense e a do Internacional. Após novo empate no tempo normal em 0 a 0, nova disputa nos pênaltis. A se lamentar o fato que manchou a competição protagonizado pela Associação de Árbitros  de Santa Maria, que após ter iniciado as cobranças das penalidades, quando já estava na 8º cobrança assinalou o gol. Mas após muita reclamação e empurra empurra por parte da equipe do Novapalmense, que contestava a posição do bandeira, que não estava na linha de fundo, quando a agremiação da Linha Base bateu o 8º pênalti, isso deu margem para a reclamação do Novapalmense, que alegava que a bola havia batido no travessão, e não na parte inferior que segura a rede. O que fez com que os árbitros após muita discussão voltassem atrás na marcação do gol, dessa forma invalidando o mesmo, fato que gerava ainda mais repúdio por parte do Internacional. Assim após consenso entre organizadores, arbitragem e representantes das equipes, foi  recomeçando toda a serie de penalidades. Já com os nervos mais calmos o Internacional levou a melhor vencendo por 4 a 3, assim se credenciando a final juntamente com o Botafogo.
Outro fato lamentável, também envolvendo a equipe do Novapalmense, ocorreu durante o jogo em linha, quando o jogador mais experiente do time, com passagem por Riograndense e Inter de Santa Maria, Sandro Gaúcho, agrediu sem bola um dos defensores da equipe adversária, lance que foi relatado ao árbitro pelo bandeirinha, o que ocasionou a expulsão correta do atacante,  o que gerou revolta e agressão por parte dos atletas do Novapalmense ao juiz e bandeira.
Já na grande final que envolvia as equipes do Internacional e do Botafogo, que jogava sua primeira final dessa competição. Após jogo muito disputado nos 30 minutos e persistido o empate durante todo o tempo normal, o campeão da 38ª edição da Dom Érico Ferrari de futebol de 2012, foi conhecido nas disputas de pênaltis. Com certa facilidade o Internacional sagrou-se tricampeão da competição vencendo nas penalidades pelo placar de 4 a 1.
Após a grande final, o treinador do Internacional, Érico Piccin, recebeu das mãos do prefeito municipal de Pinhal Grande, Nilvo Lago, o tão desejado troféu de campeão da edição 2012 do Dom Érico Ferrari. Algo muito festejado pela comunidade de São Francisco. No ano de 2013 o torneio será disputado na cidade de Nova Palma com organização do Guarani.

2 comentários:

  1. Tua reportagem foi muito bem elaborada! Com fatos reais e transparentes. Uma reportagem a qual deveria ser mostrada às pessoas para verem, não quem é melhor, mas para mostrar que para até em um simples e importante campeonato, que o CARÁTER e HONESTIDADE também devem ser levados em consideração. Afinal, assim se consegue atingir o objetivo...no caso ser Campeão pessoal e posteriormente do Dóm Érico.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos relatos, e pela transparência na narração dos fatos, ao contrário do que vimos no meio de comunicação que estava lá no dia e local, que em toda a locução, em momento algum mencionaram as lamentáveis ATITUDES tomadas pelos jogadores e componentes do Novapalmense, que intimidaram de todas as formas a "fraca" equipe de arbitragem que conduzia o jogo, tais fatos ocorridos, além de inadmissíveis, causaram a revolta de todos nós espectadores que ali estávamos nunca em um campeonato houve tal absurdo, de se repetir os pênaltis que não estavam sob suspeita, menos mal, que a naquela partida a justiça foi feita. Parabéns ao Internacional, que se sagrou campeão com méritos.
    PS1: um dia quem sabe, teremos uma imprensa responsável e imparcial, para que nós os "abecedados" que indagávamos naquele dia uma posição deles, possamos sim ficar em casa, convictos que os "profissionais" que nos comunicam, iram calçar as sandálias da humildade, e apenas relatem os fatos lamentáveis acontecidos, mesmo quando estes são cometidos por seus simpatizantes (novapalmense).
    PS2: futebol se ganha em campo e não no grito.

    ResponderExcluir