terça-feira, 20 de setembro de 2011

O blog entrevista!!! Treinador "multi" campeão dos JERGS


A estreia do novo quadro O blog entrevista é com o treinador multi campeão dos Jergs, Marco Espindola, acadêmico do curso de Educacão Fisica da UFSM e  do Projeto Bola Pro Futuro de Santiago no qual trabalha a modalidade de voleibol na Escola Thomas Fortes. 

  • ·        Começo o nosso troca de passes perguntando sobre seu trabalho desenvolvido no voleibol na cidade de Santiago?
Comecei realizando estágio voluntário na Escola Thomás Fortes em 2007, essa escola sempre teve um bom trabalho na área do voleibol. Em 2008 ganhamos o estadual do JERGS e em 2009 surgiu à oportunidade de trabalhar no Projeto Bola Pro Futuro, abrindo um núcleo de voleibol masculino na escola. Como resultado fomos campeões estaduais do JERGS com duas categorias em 2010.
A escolinha de voleibol é ofertada para todas as crianças da comunidade com idade inicial de 10 anos, com o decorrer das aulas, alguns são selecionados para as equipes de treinamento, que treinam em horários separados.
  • ·         Como você analisa a organização dos  jogos escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) ?
Creio que deveria existir uma continuidade, pois a cada governo que entra o JERGS regride inicialmente para após progredir.
Uma falha é o RS ser um dos únicos estados a não mandar o seu representante para as Olimpíadas Escolares fase nacional categoria sub-14.
Tendo em vista que alguns anos atrás o JERGS só era realizado até a fase de coordenadoria, vejo que lentamente estamos evoluindo.
  • ·         Quais são os objetivos das suas equipes treinadas na Escola Thomas Fortes para o ano de 2011?
O ano de 2011 está sendo muito produtivo, pois estamos participando de diversos campeonatos assim motivando muito a gurizada. Nosso objetivo principal, sempre é realizar um bom trabalho, que seja produtivo e prazeroso para todos, assim os resultados se tornam apenas conseqüências.

·         Como está a campanha nos JERGS nesse ano?
O mirim e o infantil que ano passado foram campeões estaduais, estão classificados para a final que acontece dias 28,29 e 30 de setembro na cidade de Sarandi. O juvenil que ano passado foi vice campeão estadual, esse ano perdeu na final regional.
  • ·         Qual a prioridade na sua carreira profissional? Ser treinador ou professor?
Acredito que todo treinador é um professor. Por mais que se exija rendimento, o treinador está lidando com alunos/crianças e é necessário existir uma proximidade entre ambos, que se ensine valores para que os resultados não apareçam somente dentro da quadra. Minha prioridade é ser treinador, mas admiro e também almejo algum dia ser professor escolar.
  • ·         Você está trabalhando pensando em  formação de atletas ou  de cidadãos ?
Sempre quando uma criança entra na nossa escolinha, primeiro objetivo é fazer ela se sentir bem, fazer gostar do esporte e conseguir ter uma boa relação com os colegas. O professor tem uma liberdade imensa com os alunos e passa grande parte da semana junto a eles, então é obrigação nossa a ajudar na educação destes. Futuramente, se for do interesse do atleta e este tiver potencial apoiamos no que for necessário para o seu desenvolvimento na carreira do voleibol. Ano passado tivemos três santiaguenses convocados para a seleção gaúcha infanto.
  • ·         O esporte é importante na educação do aluno sendo trabalhado fora do horário das aulas de Educação Fisica. Em sua opinião a falta de incentivo das instituições escolares, em projetos esportivos não seria um crescimento mais amplo dos alunos fora da escola?
Creio que falta. A cada ano que passa vejo o nível do JERGS decair. Os professores que trabalham em projetos esportivos são sempre os mesmos, e estes estão aposentando, não está tendo uma renovação. Mas primeiramente o ideal seria estruturar a educação física escolar, que na realidade que estou, vejo ela abandonada. A partir disso, a oferta por projetos esportivos, visando rendimento ou não, deve surgir.
  • ·        Para finalizar, quais os projetos que você está planejando colocar em prática após sua formação acadêmica?
Para o ano que vem, academicamente falando pretendo fazer especialização em voleibol.
A idéia principal é fazer a ampliação do Projeto aqui em Santiago, abrindo mais núcleos de iniciação tanto masculinos quanto femininos, para que todas as crianças da cidade tenham oportunidade de praticar o voleibol de forma orientada.
Treinador Marco Espindola e atletas

Nenhum comentário:

Postar um comentário