quarta-feira, 23 de maio de 2012

DAER diz que alteração de traçado é inviável, em frente a unidade da Camnpal (São Cristovão).

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 21, no Gabinete do prefeito de Nova Palma, Elder José Grendene (PDT) os engenheiros do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Dalton Garcia; da Bourscheid - Engenharia e Meio Ambiente, empresa que supervisora das obras, Carlos Campos e Luciano Lazzari, afirmaram que o que se pode fazer é melhorar o acesso, mas não mudar o traçado.
Eles relataram que, para realizar qualquer alteração é preciso apresentar Projeto com maior nível de detalhamento, cujas normas técnicas devem ser aprovadas pelo Departamento e isso demanda tempo e, devido ao condicionamento do lugar, seria de difícil aprovação, além de não ter como parar a empreiteira.
Os engenheiros ainda sugeriram que após a finalização deste traçado, se elabore um  Projeto solicitando um Convênio para pavimentação da antiga estrada, pois ela passaria para domínio municipal, podendo Nova Palma intervir da maneira que achar conveniente.
Descontente com a resposta do DAER o prefeito disse que gostaria que fossem esgotadas  todas as possibilidades em realizar a mudança do traçado.
Participaram também da reunião o arquiteto Ronaldo Tomazzi; o presidente da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal), Euclides Vestena e o engenheiro da Conterra, Cleber Faccin.

ENTENDA O CASO: Tanto a Camnpal, a Administração Municipal, como os agricultores da Região solicitaram uma mudança de traçado na obra da ERS-149, que liga Nova Palma a Pinhal Grande. Esta mudança passaria em frente a unidade da Camnpal (São Cristovão).
O Oficio solicitando a alteração foi entregue ao secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, no mês de março, durante comitiva do secretário na Região. Beto Albuquerque se comprometeu que a mudança seria feita, contudo o  Departamento encaminhou Ofício desaprovando a mudança.
Lideranças de Nova Palma foram até o DAER em Porto Alegre e apresentaram mais justificativas para a mudança, contudo o Departamento se posicionou ainda de maneira contrária.
Fonte: Assessoria de imprensa de Nova Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário