sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Coluna de Lucas Michelon - O vocabulário da derrota

O vocabulário da derrota
Lucas Michelon
1- Faculdade do querer, desejo, apetite, consentimento, intenção, propósito, determinação expressa, firmeza, disposição. 2- Ação ou efeito de determinar, decisão, ordem, firmeza de vontade, resolução. E por fim, mas não menos importante, 3- Grande apetite ou vontade de algo. Não, eu não estou louco, muito menos tentando dar uma de intelectual escrevendo coisas que ninguém entende, a não ser meia dúzia de gente que acha que vai, com o perdão da redundância, destorcer todas as entorses do mundo. Não, nada disso. Simplesmente com a ajuda do meu querido e velho amigo Aurélio (amansa burro), o qual o parafraseei para dar o verdadeiro sentido das palavras vontade, determinação e gana, exatamente nessa ordem. Ta, e o porquê de tudo isso? Eu vou explicar.
 Sábado, 5 de novembro de 2011, quartas de final do campeonato municipal de futsal de Pinhal Grande, 3º jogo, Vem Kikando X Libertad, placar final, contrariando muitos, Libertad 5, com muita justiça, Vem Kikando 1. Ta,  ainda não surtei, nem fiquei “lélé da cuca”. Vou explicar em rápidas palavras, o jogo e o que significa este início de texto, um tanto quanto irônico que escrevi, e de lambuja, explico também o que tudo isso tem haver com o jogo do Vem Kikando do último sábado.
Bom, para muitos que assistiram aos jogos do campeonato municipal de futsal de Pinhal Grande, já esta mais do que explicado. Mas para quem não os viu, as palavras iniciais do post, e seus respectivos significados, então ali, em lugar de destaque no texto, com uma finalidade, é claro, pois as mesmas andaram na contra mão da equipe do Futebol Clube Vem Kikando, que com um futsalzinho medíocre perdeu a vaga na semi-final da competição municipal. Sem fazer críticas individuais, longe disso, pois quando ganha, ganha o coletivo, quando perde a sentença se aplica da mesma forma, o que acabo de citar, sem exceção de atleta algum, faltou ao F.C.V.K, que desconheceu, pelo menos no sábado, o significado das palavras vontade, determinação e gana, mas nem tudo foi espinhos, algo ficou de positivo aos jogadores Kikandenses, pelo fato de terem enriquecido seus vocabulários, pois dessa forma, foram apresentados as palavras fracasso e descompromisso. Novamente recorro ao meu querido e velho amigo Aurélio. Fracasso - insucesso malogro desastre – Descompromisso -  Compromisso cessado.
É, com essa forma de jogar “burra”. Como bem colocou o treinador da equipe Ezequiel Piccin, em matéria postada aqui mesmo nesse bolg, com jogadores experientes é fato, mas com uma aparente e injustificável falta de motivação pela causa e com atletas que não comparecem aos jogos, tudo isso, é claro, comungado pela minha pessoa também, pois faço parte do plantel de jogadores da equipe, a mesma sempre será uma simples coadjuvante na competição.
 Faço votos, não só eu como membro da entidade, mas todos os torcedores da equipe, que a mesma tenha aprendido com o tombo, tenha se familiarizado com o verdadeiro significado das palavras vontade, determinação e gana, e de fato tenha banido de vez do seu vocabulário o significado de fracasso e descompromisso, pois a equipe, é a única representante do município de Pinhal Grande e da 24º micro-região, na Taça Gaúcha de Futsal, competição oficial conhecida por ser a que mais tem participação de equipes no Brasil. Desta forma, com o plantel bastante renovado, espero que incidentes (se é que posso chamar aquilo de incidentes), como os ocorridos no último sábado, no ginásio municipal de Pinhal Grande, não se repitam, e que aquilo sirva de lição, pois agora representaram  não só as cores verde, preto e branco, do F.C.Vem Kikando, mas também as cores verde, azul e branco do município de Pinhal Grande.
E antes tarde do que nunca, já que estou nessa de significado das palavras, vocabulário etc. Vou colocar aqui também o significado da palavra SI, de acordo com o Aurélio, velho sábio, Si, significa a sétima nota musical. E aplicada ao futsal, não existe significado. Então atletas Kikandenses, parem de dar aquelas desculpas assim: SI eu tivesse tocado a bola. SI eu tivesse chutado com o lado do pé. SI eu tivesse batido no outro canto. SI eu tivesse cabeceado, etc. Senhores, depois de sábado isso que acabo de escrever esta mais do que provado. Então SI no futsal não existe, e ponto final. Deixa ele com a função dele na sétima posição das notas musicais mundialmente conhecidas, e, diga-se de passagem, fica bem melhor por lá.

Um comentário: