terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bronze para o handebol da Ulbra - SM nas Olimpiadas Universitárias

Os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) 2011, disputados em Campinas (SP), renderam uma medalha de bronze para Santa Maria. Nas Olimpíadas Universitárias, como os Jubs são conhecidos, a equipe de handebol masculino da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-SM) ficou em terceiro lugar. A delegação santa-mariense nos esportes coletivos, que retornou ontem a Santa Maria, esteve representada também pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no futsal masculino e no basquete feminino. No xadrez, a cidade competiu com Patrícia Porto Almeida.
No melhor resultado para o esporte santa-mariense nos Jubs, o handebol masculino da Ulbra-SM teve de superar a sequência de jogos e o cansaço para ficar com o bronze. Apesar de não ter conseguido o objetivo de chegar ao bicampeonato ,a Ulbra-SM conquistou o título em 2008. O técnico Jorge Fernandes destaca a superação de seus comandados: - A única equipe de Santa Maria que subiu ao pódio foi a nossa. Apesar de não termos chegado à final, mostramos nossa capacidade. Teríamos condições de ir mais longe, mas agora é bola para a frente. Com o bom resultado, a Ulbra-SM manteve a vaga gaúcha na Primeira Divisão do handebol masculino dos Jubs. Para chegar lá no ano que vem, será preciso garantir a vaga mais uma vez por meio do título nos Jogos Universitários Gaúchos (Jugs). Este ano, a competição foi disputada em Santa Maria. Em todas as modalidades dos Jubs, há três divisões: Especial, Primeira Divisão e Segunda Divisão, pela ordem de importância.
No basquete feminino, a UFSM manteve a mesma quinta colocação da edição de 2010 e manteve a vaga estadual na Primeira Divisão. Mas, segundo a técnica Amira Aqel, o resultado poderia ter sido melhor: - O objetivo era subir para a Divisão Especial. Acredito que a equipe poderia ter ido um pouco melhor, mas faltou alguma coisa. As meninas jogaram de maneira ansiosa em alguns momentos.
Em sua primeira participação na competição universitária, o futsal masculino da UFSM acabou rebaixado da Divisão Especial para a Primeira Divisão. Em 2012, quem representar o Estado terá a missão de retomar a vaga na elite. Para o técnico Marcelo Prestes, a participação nos Jubs valeu para dar experiência aos atletas.
No xadrez, Patrícia Porto Almeida, também da UFSM, ficou em 12º lugar na competição feminina. No ano que vem, os Jubs serão disputados em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário