terça-feira, 19 de junho de 2012

Concursos públicos de Nova Palma sob investigação

Os concursos públicos das cidades de Nova Palma e Formigueiro estão sendo investigados pela Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), comandada pelo delegado Sandro Meinerz. De acordo com ele, há investigação de uma suposta fraude envolvendo seleções para emprego nas duas cidades.
Em Formigueiro já foi instaurado inquérito para averiguar os acontecimentos sobre a aprovação de pessoas suposamente ligadas à ala governista do município. Denúncias apontam que indivíduos que realizaram o concurso teriam entregue as folhas-respostas em branco, levando a Defrec a abrir investigações.
A partir destes fatos, de acordo com o delegado, chegou-se a Nova Palma, onde haveria uma “troca de favores” entre a Prefeitura dessa cidade e a de Formigueiro. O suposto esquema funcionaria da seguinte forma: as pessoas ligadas ao governo de Nova Palma fariam os concursos públicos em Formigueiro e vice-versa, e eram aprovadas no outro município. De acordo com Meinerz, o filho do prefeito de Nova Palma, entre outras supostamente pessoas ligadas ao governo, inclusive da Câmara de Vereadores, passaram no concurso em Formigueiro.
Um dos fatos que também chamou a atenção do delegado é que a mesma empresa foi contratada pelas duas Prefeituras para elaborar as provas. A empresa também será investigada. A intenção da Polícia é saber como foi o processo para contratação por parte das Prefeituras. A Defrec também quer saber como foram elaboradas as provas e como se deu todo o procedimento.
Meinerz informou que até ontem mais de 20 pessoas já tinham sido ouvidas sobre o concurso público de Formigueiro. O delegado ainda acrescentou que as investigações em Nova Palma estão em fase inicial e que a Polícia continuará averiguando o suposto esquema entre as Prefeituras. “Vamos investigar para saber o que aconteceu. Se realmente houve fraude, vamos chegar a essas pessoas e tomar as medidas cabíveis”, finalizada o delegado. No início da noite de ontem A Razão tentou contato com as Prefeituras, mas ninguém foi localizado.
TJRS mantém suspensão de concurso de Formigueiro
 Os desembargadores do Órgão Especial do TJRS, durante sessão realizada nesta segunda-feira (18), mantiveram a decisão liminar do Juízo de 1º Grau, da Comarca de São Sepé, que suspendeu a homologação do último concurso público realizado no Município de Formigueiro.
A Ação Cautelar Inominada foi proposta pelo Ministério Público em função de irregularidades e descumprimento das normas constitucionais que regulam os concurso públicos que teriam sido cometidas pelo Município de Formigueiro e pelo Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos, IDRH, responsável pela realização do certame.
A liminar foi concedida pelo juiz de direito da Comarca de São Sepé, Jairo Cardoso Soares. Também foi determinada a suspensão do pagamento de qualquer verba contratual pelo Município de Formigueiro à instituição contratada para a realização do concurso.
Inconformado, o Executivo Municipal interpôs recurso alegando que não existe prova que evidencie a presença de grave lesão ao interesse público. Também ressaltou que a decisão da suspensão impossibilitará a Prefeitura de prestar serviços públicos relevantes.

Créditos: Jornal A Razão

Nenhum comentário:

Postar um comentário