quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pinhal Grande mobilizou 43% da população no dia do desafio

Na manhã de quarta-feira iniciou as atividades do Dia do Desafio em Pinhal Grande, buscando mobilizar o maior número de pessoas possível. O município concorria com a cidade Santa catarinense de Lacerdópolis. A primeira atividade realizada foi uma ginástica laboral com os funcionários do parque de máquinas da prefeitura. Logo após chegou a vez do centro administrativo e do centro municipal de saúde receber os monitores e também contribuir com o dia do desafio.
As escolas municipais e a escola estadual se mobilizaram fazendo exercícios físicos e desempenharam uma função social: de arrecadação de alimentos para a Casa de Saúde São José e ainda agasalhos para a campanha do Agasalho. Além de atividades realizadas nas escolas, alguns setores do comércio receberam os monitores e cumpriram os 15 minutos de atividade física, que é uma das tarefas do dia do desafio. 
No turno da tarde foi promovida uma caminhada com o grupo da 3ª Idade “Amor pela Vida”, que contou com a participação de várias pessoas. Além disso, uma mateada foi realizada na praça Campos Salles do Bairro Limeira, para marcar o encerramento das atividades desenvolvidas durante todo o dia do desafio. A mateada pode reunir alunos, professores, funcionários e comunidade e foram distribuídas erva-mate e água quente, uma forma de promover uma confraternização entre os munícipes.
Apresentações culturais fizeram parte da mateada do dia do desafio. Os alunos da Casa da Cultura, coordenados pelo músico Maurício Granzotto,  se apresentaram e animaram o público. 
Atividades realizadas durante a manhã, tarde e noite em Pinhal Grande, entre elas: jogos, ginástica laboral, caminhada, ginástica entre outras atividades, mobilizou 1.945 participantes ao longo de todo o dia do desafio em Pinhal Grande. Porcentagem de população mobilizada= 43,50%

Pinhal Grande promoveu a Semana Mundial do Brincar

A Secretaria Municipal de Educação de Pinhal Grande promoveu a Semana Mundial do Brincar com as escolas de Educação Infantil do município, 63 alunos matriculados no Pré-escolar nível A e B, que aconteceu de 21 a 28 de maio. Uma programação construída coletivamente de integração, lazer e prazer para as crianças.
Durante toda a semana, professores de pré-escola se mobilizaram em tardes de diferentes atividades com as crianças, procurando destacar a importância da educação infantil de qualidade e do brincar, integrando com diversas idades e resgatando diversões da infância.
A programação foi assim definida:
21/05/2012 – segunda-feira –  BRINCAR COM A 3ª IDADE
Recado para a família sobre a semana no formato da mão da criança com a pergunta: “Por que a educação infantil é importante?”
22/05/2012 – terça-feira – palestrinha sobre COISAS GOSTOSAS E SAUDÁVEIS – alimentação saudável com a nutricionista Marúcia G. de David
23/05/2012 – quarta-feira – RODA DA ALEGRIA – educação, COMDICA, Pastoral da criança e o Conselho Tutelar – construção da árvore de mãos
  Apresentação dos vídeos: Somos todos iguais e Menina bonita do laço de fita.
24 e 25/05/2012 –  quinta-feira – RECREAÇÃO INFANTIL – voluntária Andréia Cuti
28/05/2012 – DIA DA VISITA E PARTILHA –  visita  a Prefeitura (prefeito e vice) e a Câmara de Vereadores levando um recadinho da educação infantil – piquenique com lanche cooperativo.
Foi possível constatar nas crianças, além da alegria e contentamento de cada um, o espírito criativo, o poder da imaginação de uma criança, o que tornou a semana muito mais prazerosa.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação se mostrou extremamente satisfeita com os resultados da semana,  pois as escolas participaram e a alegria das crianças foi o melhor resultado. Os alunos adoraram a semana e todos os professores participaram.  A responsável pela educação infantil Elisangela, juntamente com a Miria, afirmaram que foi prazeroso  para todos nós essa semana de lazer, integração e prazer. Destacaram ainda, que as atividades lúdicas são essenciais na infância, e, brincando, a criança desenvolve muitas potencialidades, ainda mais integrando com os avôs e partilhando saberes e gostosuras, porque pensamos que “As crianças têm direito à educação de qualidade que respeite o direito à infância e as particularidades da aprendizagem desta faixa etária.

Dia do Desafio “mexe” com Nova Palma

O “Dia do Desafio” em Nova Palma está sendo marcado por diversas atividades, promovidas pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto e Saúde e Assistência Social
As atividades iniciaram às 7h30min com uma caminhada pela paz com os servidores municipais, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Conselho Tutelar.
O “Dia do Desafio” seguiu com Blitz Educativa: Viva a Faixa (Brigada militar e CRAS); Campanha Agasalho “Unidos pela Solidariedade”, com recolhimento de agasalhos de casas em casa – primeira-dama e CRAS; Mutirão Ambiental com agentes de Saúde no Balneário; Mutirão Acolchoados (Ação Social Paroquial/Terceira Idade Paz e Alegria); Ação Ambiental, Roda de Capoeira (Emater/Ascar + Grupo Municipal de Dança) – Comunidade Santo Inácio;  Grenal Projeto Cidadão Consciente; Dança de Salão – Grupo Terceira Idade Reviver; Roda de Violão e gaita projetos sociais; Desafio Vôlei Feminino CRAS e CAPS; Roda de  Capoeira Projeto Cidadão Consciente - Conselho Tutelar: Campanha de Conscientização; Mateada; Triangular Feminino de Vôlei; Jogos de Futsal Campeonato Municipal 2012. Também estão sendo realizadas atividades nas empresas, entidades, escolas e grupos da Terceira Idade.
DIA DO DESAFIO: O Dia do Desafio é um movimento de incentivo à prática da atividade física para melhoria da qualidade de vida. O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância da vida ativa e tem como estímulo uma competição entre cidades. O Município concorreu com a Cidade de Catiguá, em São Paulo.

CRUZEIRO E AVENIDA DECIDE O TÍTULO MUNICIPAL DE SALTO DO JACUÍ

Após a conclusão da 2º Fase, e a realização de 30 jogos, com a marca de 156 gols, foi definido no último final de semana as duas equipes que vão decidir o título máximo do Campeonato Municipal Futebol de Campo de 2012. O Esporte Clube Cruzeiro e o Clube Avenida chegaram na final com grande êxito. O Cruzeiro alcançou em 08 Jogos, conquistou 05 Vitórias, 01 Empate e teve 02 Derrotas. Marcou 25 gols e sofreu 12. Aequipe recebeu 23 cartões amarelos e 02 vermelhos. O goleador da equipe é Jaison com 09 gols marcados.
O Clube Avenida chegou á final, quase parecido, com o retrospecto da equipe adversária o Cruzeiro. Em 08 Jogos, conquistou 05 Vitórias, 02 Empates e 01 Derrota. Marcou 15 gols e sofreu apenas 07. A equipe levou 18 cartões amarelos e 01 vermelho. O goleador da equipe está com 03 gols que é o Deivid.

Com estes retrospectos, as duas equipes vão de igual para igual na final do Campeonato. Serão 02 jogos na final. E quem se sair melhor na melhor dos dois jogos levará o Troféu de Campeão.
No primeiro confronto realizado neste ultimo domingo, dia 27,  no Campo do Clube Recreativo Veteranos, o jogo acabou empatado em 3 a 3, e agora ficou tudo indefinido para este domingo dia 03 de Junho, às 15:00 horas no Campo da SER Nova Jacuí.
Os resultados que confirmaram as duas equipes na final ocorreu no final de semana. No sábado, o Clube Avenida conquistou a vaga, ao empatar em 1x1 com o Comercial Wagner, com gols de Márcio para o Wagner e Sandro Hunnig para o Avenida. A vantagem que deu ao Clube Avenida jogar pelo empate, foi a excelente campanha na 2º fase, chegou com 100% de aproveitamento. Conquistou 03 vitórias em 03 jogos e a liderança da Chave C.
O Esporte Clube Cruzeiro definiu sua vaga na final, jogando no domingo contra o Bairro Portão. O Cruzeiro que também jogava pelo empate, pela boa campanha em sua Chave, com 02 vitórias, 01 empate. Venceu a grande equipe do bairro Portão por 2x1 e a vaga na final. Gols de Paulo Sérgio e Jaison. Éder marcou para o Bairro.

Fonte radio Geração FM

Campeonato municipal de futsal de Faxinal do Soturno Inicia dia 6 de Junho

P1270769O Departamento Municipal de Esporte e Lazer da prefeitura de Faxinal do Soturno divulgou o carnê de jogos do campeonato municipal de futsal.
Contando com doze rodadas nessa primeira fase, onde participarão 34 equipes divididas em quatro categorias, a competição este ano inicia no dia 6 de junho e contará com a organização do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Confira abaixo os jogos da primeira rodada e as chaves do campeonato:

Ginásio Municipal – 19h
Série B
Ministério Engel
X
Cruzeiro B
Veterano
Juventude
X
Cruzeiro
Série B
Olaria
X
Saxônia A
Série A
Juventude A
X
Medianeira A

Série A
Chave A – Juventude A, Medianeira, C.C. Medianeira A, C.C. Medianeira B
Chave B – Imperial, Santo Antônio A, Juventude B, C.C. Medianeira C

Série B
Chave A – Santo Antônio B, São Luiz, Ministério Engel, Cruzeiro B, Verde Teto A
Chave B – Olaria, Saxônia A, Verde Teto B, Cruzeiro A
Chave C – Medianeira, Colonial, C.C. Medianeira D, Saxônia B

Veterano
Chave A – Juventude, Cruzeiro, Imperial, AABB A
Chave B – Medianeira, AABB B, Saxônia

Sub 17
Chave A – Santo Antônio, Ministério Engel, AABB
Chave B – Verde Teto, Santo Antônio B, C.C. Medianeira

Norton Avila
Assessoria de Comunicação

terça-feira, 29 de maio de 2012

ROTEIRO DAS ATIVIDADES DO DIA DO DESAFIO EM PINHAL GRANDE

CRONOGRAMA
 DIA DO DESAFIO DE PINHAL GRANDE
-07:00 horas: PARQUE DE MÁQUINAS
-07: 30 horas: CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE
-08:00 horas: PREFEITURA MUNICIPAL
-07:30 horas: INTER-SERIE  ESCOLA JOSÉ RUBIN FILHO
-07:00 horas: ATIVIDADES COM OS ALUNOS DA  ESCOLA RUI BARBOSA
-09:00 horas: ESCOLA ESPECIAL POSSO VIVER
-10:30 horas: ESCOLA PAULO FREIRE (SOBRADO)
-07:30 horas: ESCOLA OLAVO BILAC (ENCRUZILHADA)
-08:00 horas: ESCOLA PADRE MANUEL DA NOBREGA (CERRO AZUL)
-08: 50 horas: ESCOLA DOM PEDRO II (GRINGUINHA)
-09:40 horas: ESCOLA SÃO TOMÁZ DE AQUINO (BASÍLIOS)
-08:00 horas: ESCOLA JURACI EDLER (RINCÃO DO APPEL)
-08:30 horas: SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS
-09:00 horas: CASA DA CULTURA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
-13:30 horas: CÂMARA DE VEREADORES (PROFESSORES)

15:00 horas – CAMINHADA, CICLISMO E MATEADA NA PRAÇA DO BAIRRO LIMEIRA
PARTICIPANTES: ALUNOS, 3ª IDADE E COMUNIDADE (EVENTO ABERTO A TODA A POPULAÇÃO) A MATEADA CONTARÁ COM APRESENTAÇÕES CULTURAIS E SOLICTAMOS QUE OS INTERESSADOS SE INSCREVAM NA CASA DA CULTURA ATÉ O DIA 28 DE MAIO DE 2012.

OBS: DURANTE O DIA DO DESAFIO AS EQUIPES DE TRABALHO ESTARÃO RECOLHENDO ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS PARA A CASA DE SAÚDE SÃO JOSÉ E TAMBÉM ROUPAS PARA A CAMPANHA DO AGASALHO.

36º FESTA DO SOJA DE PINHAL GRANDE

O maior evento de Pinhal Grande é neste final de semana, promete movimentar a cidade. A expectativa é de reunir centenas de pessoas na 36ª Festa da Soja
A festa acontece de 31 de maio a 3 de junho, na Sociedade Cultural Esportiva Avenida. Na sexta feira, acontece a abertura das estantes da feira para visitações. À noite acontece show com Banda Reflexus, no Lonão da praça de alimentação.
No sábado, às 8hs abertura do pátio e do pavilhão comercial. Às 10h acontece a abertura oficial da 36° Festa da Soja. No sábado noite a grande atração da feira, será o Baile da Soja, às 23h30min, com animação da Banda Danúbio Azul.
No domingo, às 8hs, prosseguimento das exposições e visitação dos estandes, as 10hs missa, na igreja São João Maria Vianei, ao meio-dia, almoço no salão do Bairro Limeira. A tarde acontece o  concurso da soja. O presidente da sociedade, Solimar Manfio, destaca que os produtores podem se inscrever até o meio-dia de domingo para participar do sorteio. Para isso, devem levar 10 quilos de soja. Dentre os prêmios, estão 24 toneladas de calcário. O sorteio de prêmios promete atrair diversos agricultores da região, o público também poderá visitar mais de 50 estandes. No domingo à noite a festa é encerrada com baile animado pelas Bandas Linear e Quinta Estação.

Cronograma do Dia do desafio de Nova Palma

DIA DO DESAFIO DE NOVA PALMA
CRONOGRAMA

07:30 – CAMINHADA PELA PAZ: PREFEITURA MUNICIPAL (CRAS – CAPS – CONSELHO TUTELAR)
09:00 e 13:30 – BLITZ EDUCATIVA:VIVA A FAIXA (BRIGADA MILITAR E CRAS)
09:00 e 14:00 – JOGOS ESCOLINHA FUTEBOL DE CAMPO
Local: Estádio Pe. Burmann
09:30 e 14:30 – CAMPANHA AGASALHO “UNIDOS PELA SOLIDARIEDADE” (1ª DAMA E CRAS)
13:30 – MUTIRÃO ACOLCHOADOS
Local: Salão Paroquial Pe. Otavio Ferrari
Público: Ação Social Paroquial/Terceira Idade Paz e Alegria
16:00 – SANTO INÁCIO: AÇÃO AMBIENTAL + RODA DE CAPOEIRA – EMATER/ASCAR + GRUPO MUNICIPAL DE DANÇA

ATIVIDADES NA PRAÇA
10:30 e 15:30 – GRENAL PROJETO CIDADÃO CONSCIENTE
14:00 – DANÇA DE SALÃO – Grupo Terceira Idade Reviver
15:00 – RODA DE VIOLÃO E GAITA PROJETOS SOCIAIS
16:00 – DESAFIO VOLEI FEMININO CRAS x CAPS
16:30 – RODA  CAPOEIRA PROJETO CIDADÃO CONSCIENTE
CONSELHO TUTELAR: Campanha de Conscientização
A PARTIR DAS 16:00 – Mateada
ATIVIDADES NO GINÁSIO
18:00 – TRIANGULAR FEMININO VÔLEI
19:00 – JOGOS FUTSAL CAMPEONATO MUNICIPAL 2012

Durante todo dia serão realizadas atividades nas
empresas, entidades, escolas e Grupos de 3ª Idade.

domingo, 27 de maio de 2012

Combinado Pinhal-grandense realizou amistoso contra Independente Máster de Nova Palma

PINHAL GRANDE
Na tarde do último sábado, 26 de maio, aconteceu o amistoso no estádio municipal de Pinhal Grande, entre a equipe do Independente Máster de Nova Palma contra o combinado Pinhal-grandense, formada pelos veteranos e pelo time do vemkikando, campeão municipal de 2012.
A equipe Novapalmense que está acostumada a realizar amistosos pela região, desta vez o desafio foi contra equipe combinado de Pinhal Grande. A equipe do Independente Máster dominou toda a partida, mostrando um maior volume de jogo e um bom entrosamento, isto resultou na vitória de 3 a 2 sobre a equipe de Pinhal Grande.
INDEPENDENTE MÁSTER DE NOVA PALMA

Macléres estreou na copa Carlos Eduardo de Categorias de Base

A equipe do Macléres foi até a cidade de Coronel Barros, no sábado 26, quando estreou na 4ª Copa Carlos Eduardo de Futebol de Base.
A categoria sub 11, da equipe castilhense estreou com uma derrota de 3 x 1 para o Santo ângelo.
Já o Macléres sub 17 venceu o Cruzeiro de Santiago pelo placar de 4 x 3 em partida muito disputada.
Texto Caio Portela
Informações e Foto Macléres

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Equipe Pinhal-grandense garantiu a classificação para próxima fase do campeonato de Estrela Velha

O Mercado Atitude de Estrela Velha que é representada pela equipe de Pinhal Grande do Bela Vista, no Campeonato Intermunicipal de Futebol Society da cidade de Estrela Velha, jogou nesta quinta-feira, 24 de maio, no campo de society no Parque Municipal de Eventos Oscar Leite de Morais, contra a equipe do Loja Mapa, jogo este que definiu a classificação para a próxima fase. Jogando bonito e apresentando um bom futebol na parte ofensiva, o Mercado Atitude venceu com facilidade, por 4 a 1 a equipe do Loja Mapa. Os gols do time Pinhal Grandense foram marcados por: Juninho, Cassiano e Paulinnho duas vezes.
O Mercado Atitude, está na chave A, com 6 pontos,  junto com Turma do Grenal com os mesmos 6 pontos e com um jogo a menos, a equipe do Lauro Dalcin/Itauba é lider da chave com 9 pontos, as equipes do  Vila Nova e Loja Mapa ainda não pontuaram. São cinco equipes por chave, classificam as 4 melhores de cada para as oitavas de finais. Na ultima rodada, dia 7 de junho, se enfrentam Mercado Atitude e Turma do Grenal para definir a segunda colocação do Grupo.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL DE NOVA PALMA INICIA DIA 30 DE MAIO


Banrisul  campeão da edição 2011  e da Copa dos Campeões
Campeonato Municipal de Futsal  de Nova Palma – 1ª Edição

A Coordenadoria Municipal de Esportes e o Conselho Municipal De Esportes (CMD) divulgou as equipes participantes do Campeonato Municipal de Futsal 1ª Edição 2012 de Nova Palma, nas categorias Sub-10, Sub-15, Livre e 40 anos. O Campeonato terá início no dia 30 de maio e o encerramento no dia 26 de julho dentro das comemorações da Semana do Município.


EQUIPES PARTICIPANTES:

CATEGORIA SUB-10
As 4 equipes, jogam todos contra todos em jogos de ida e volta e classifica 2 para a final
GUARANI – INTERNACIONAL – JUVENTUDE E NOVA PALMA 

CATEGORIA SUB-15
Serão 7 equipes divididas em 2 chaves – uma de 4 e outra de 3. Classificam 2 de cada chave para a semi final.  Chave A, JUVENTUDE, LIBERDADE, CRUZEIRO VILA CRUZ, GUARANI, na Chave B, INTERNACIONAL, OPERÁRIO, NOVA PALMA.

CATEGORIA 40 ANOS
Serão 6 equipes – jogarão todos contra todos classificando as 4 primeiras para a semi final. BOM SUCESSO – CRUZEIRO VILA CRUZ – ESPORTIVO – GUARANI – INTERNACIONAL – NOVA PALMA

CATEGORIA LIVRE
Na categoria livre terá participação de14 equipes. divididas em 3 chaves – 2 chaves de 5 equipes e 1 chaves de 4 equipes. Classificarão 3 de cada chave de cinco equipes, e 2 da chave de quatro para fazerem cruzamento, classificando 8 para as quartas de finais.
CHAVE A
CHAVE B
CHAVE C
BANRISUL
PARAISENSE
COMERCIAL
PINHALZINHO
LIBERDADE
CRUZEIRO CAEMBORÁ
JUVENTUDE
GUARANI
OSVALDO CRUZ
NOVA PALMA
CRUZEIRO VILA CRUZ
OPERÁRIO
INTERNACIONAL
ESPORTIVO
///////////////

 JOGOS 1ª E 2ª RODADA

CATEG.
EQUIPE
X
EQUIPE

DIA 30 DE MAIO 2012



NOVA PALMA


SUB-10
NOVA PALMA
X
JUVENTUDE
SUB-15
JUVENTUDE
X
LIBERDADE
LIVRE
JUVENTUDE
X
BANRISUL
40
GUARANI
X
NOVA PALMA

SÃO FRANCISCO


SUB-10
INTERNACIONAL
X
GUARANI
SUB-15
INTERNACIONAL
X
OPERÁRIO
LIVRE
INTERNACIONAL
X
PINHALZINHO
40
INTERNACIONAL
X
ESPORTIVO

VILA CRUZ


LIVRE
CRUZEIRO CAEMBORÁ
X
OSVALDO CRUZ
LIVRE
COMERCIAL
X
OPERÁRIO
LIVRE
CRUZEIRO VILA CRUZ
X
PARAISENSE
40
CRUZEIRO VILA CRUZ
X
BOM SUCESSO





DIA 01 DE JUNHO DE 2012



NOVA PALMA


SUB-10
GUARANI
X
NOVA PALMA
SUB-15
GUARANI
X
LIBERDADE
40
NOVA PALMA
X
BOM SUCESSO
LIVRE
NOVA PALMA
X
JUVENTUDE